domingo, 6 de março de 2011

Em gravíssimo Acidente, motorista permanece quase três horas entre as ferragens

Raymundo José e Companheiros, em diálogo com o motorista = Foto: Francymary
Ontem, (sábado, 05/03), às 15h44mi, quando retornávamos de Tutóia, após visita ao povoado de Frexeiras, tivemos que atuar no salvamento do motorista Solano que estava entre as ferragens do seu caminhão que acabara de derrapar e tombar na MA – 034, próximo ao Povoado Coqueiro, no município de São Bernardo-MA.
O acidente foi com o caminhão Baú, placa NIO-4535 – PI, de propriedade do Grupo Arrey (Teresina– PI), conduzido pelo Motorista Solano, que estava realizando entregas de mercadorias na região. 

Passamos quase três horas para retirar o motorista de entre as ferragens.  Toda a demora foi devido à falta de ferramentas capazes de realizar corte das ferragens.  Enquanto as ferramentas e os socorristas não chegavam fui tomado pelo instinto de salvamento e permaneci junto ao Solano até a chegada dos Bombeiros.  
Raymundo José - em primeiras ações. = Foto Francymary
Foram importantes todas as pequenas ações iniciais de salvamento para com o acidentado, buscando mantê-lo acordado, falando e liberando sua cabeça de entre as ferragens. Essas pequenas ações o deixaram mais calmo já que (o motorista) estava em Pânico devido às ferragens estarem dificultando a sua ação de respirar.
 Nossas tentativas de levantar as ferragens
Toda a ação de retirada do motorista Solano, de entre as ferragens, foi conduzida pelo pessoal do Corpo de Bombeiros de Parnaíba-PI. Eles chegaram com as ferramentas usuais nesses casos, e com a ajuda de um trator “enchedeira” foram decisivos para o salvamento do motorista, que terminara ali na estrada já por volta das 18h40min.   

Já dentro da ambulância o Solano, em movimentos lentos com o braço direito, agradece os aplausos de todos com acenos de beijos.

O Solano foi conduzido ao Hospital central de Parnaíba-PI.  

Foi assim. 

“Fizemos a nossa parte”

Um comentário:

  1. Atitude, Raymundo, de cidadão. Moro em Zé Doca e, invariavelmente, no intinerário Floriano(PI)/Zé Doca(MA) e Zé Doca/Floriano deparo-me com acidentes nas rodovias. Abraços

    ResponderExcluir