sexta-feira, 4 de março de 2011

Polícia Federal - “beneficiários” seriam “fantasmas”, fraudando a previdência social e a Justiça eleitoral.


Texto  do: Portal Leste Maranhense
O corregedor-geral da Justiça enviou técnicos a Caxias e Coelho Neto nesta sexta-feira, 4, para apurar em caráter de urgência a falsificação de documentos – sobretudo registros de nascimento – em serventias das duas comarcas, conforme divulgou a Polícia Federal. Antonio Guerreiro Júnior tomou a medida para garantir a lisura dos procedimentos cartoriais nas duas cidades e embasar Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em caso de afastamento dos serventuários titulares.

A orientação do corregedor é para identifiquem qual o envolvimento dos cartórios nas fraudes, há quanto tempo ocorriam, volume de documentos manipulados e, se possível, o nome dos supostos beneficiários. É provável que a investigação nos cartórios avance pelo Carnaval e próxima semana.
“Dependendo do que os técnicos e a Polícia Federal informarem, irei decretar intervenção imediata nos dois cartórios, a exemplo de Imperatriz”, disse Guerreiro Júnior, que acompanhou pela mídia notícias sobre a “Operação Dupla Identidade”, deflagrada em Caxias e Coelho Neto na quinta-feira pela PF, com o apoio da Polícia Militar.

O alvo seriam documentos duplos usados com o intuito de fraudar a previdência social e a Justiça eleitoral. Os “beneficiários” seriam “fantasmas”, contudo há suspeitas de envolvimento de pelo menos duzentos bem vivos na fraude milionária.

Alertado por denúncias, o corregedor autorizara inspeção em março nas dua serventias. O volume de investigações em curso e programadas levaram a Corregedoria a estabelecer cronograma de ações. “Mal encerramos uma investigação e já outras a apurar”, confirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário