sábado, 23 de julho de 2011

Novos Estados

No dia 11 de dezembro deste ano, a população do Estado do Pará irá às urnas para decidir, através de plebiscito, sobre a criação do Estado do Carajás e Estado do Tapajós.
Mapa do Pará e dos novos Estados, caso criados
Se criados, o Estado do Carajás, se originará da parte sul e sudeste do Pará e terá 39 municípios e sua provável capital é a cidade de Marabá; já o Estado do Tapajós, será desmembrado da parte oeste do território paraense e será composto por 27 municípios e terá como capital a cidade de Santarém.

O custo do plebiscito para a Justiça Eleitoral será em torno de 5 milhões de reais.

Já o custo imediato para a instalação dos novos Estados, caso criados, é de quase de R$ 1,5 bilhão, sem falar dos mais de R$ 3 bilhões que a União terá de sustentar os novos Estados. O interessante é que essa despesa será dividida com os outros Estados já consolidados.

Ainda, não se deve esquecer que novos Estados já entram com mais 3 senadores e 8 deputados federais cada, além de governadores e vice-governadores, secretários de estados e deputados estaduais.

O que se espera, caso sejam criados, é que estes novos Estados resolvam os problemas dos contribuintes no que diz respeito aos seus anseios e suas carências, como saúde, educação, segurança pública e qualidade de vida.

Porém, sabe-se, que somente uma distribuição de renda eficiente, com combate à corrupção, moralização no serviço público já seria um bom começo para minimizar as mazelas sociais desse país.

Um comentário:

  1. Na verdade trata-se da divisão de uma das Capitanias Hereditárias.

    Ah! O povo? Quem disse que eles se preocupam com o povo e que a criação de mais dois estados visa a melhoria de vida do povo?

    É a criação institucional de mais DOIS FEUDOS!!!

    ResponderExcluir