sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Voto Jovem na Escola", projeto será realizado em escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se integrou ao projeto "Voto Jovem na Escola", lançado  quinta-feira (21) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A ação, que será realizada em todas as escolas de ensino médio da rede estadual de ensino, visa estimular o alistamento eleitoral e o desenvolvimento da consciência cívica dos estudantes e futuros eleitores.
Participaram da solenidade de lançamento, o presidente do TRE, Raimundo Freire Cutrim; a secretária adjunta de Coordenação das Unidades Regionais de Educaçã, Virna Teixeira, representando a Seduc; a corregedora Anildes de Jesus Cruz; o juiz federal Magno Linhares Moraes; e o juiz José Bernardo Rodrigues, além de outras autoridades e convidados.
O projeto sob a responsabilidade do TRE será realizado em parceria com a Seduc e o Banco do Brasil, para corrigir o fluxo de demanda reprimida de potenciais eleitores jovens. Atualmente, 36% dos jovens na faixa etária de 16 a 19 anos estão fora do processo eleitoral no Maranhão. Na oportunidade, foi firmado um termo de parceria entre as instituições.
Para a representante da Seduc, Virna Teixeira, a parceria  fundamental para por fim ao estigma predominante na sociedade de que a política partidária é algo distante e que a representação política parlamentar não diz respeito à participação da sociedade.
Ela ressaltou que esta ação vem para fortalecer a educação nas escolas, a fim de que os estudantes recebam uma formação efetivamente política e possam influir na sociedade. "O projeto vai estimular um sentimento muito forte entre os jovens no processo de cidadania", salientou.
De acordo com Virna Teixeira, o projeto tem como meta elevar o índice de eleitores na faixa dos 16 anos, para que os jovens se sintam estimulados a participar através das ações práticas que serão desenvolvidas nas escolas.
Um levantamento feito pelo TRE revela que de 682 mil jovens maranhenses, com idades entre 16 e 19 anos, apenas 248 mil participaram efetivamente do último processo eleitoral. Para a representante da Seduc, a educação deve contar com a participação de todas as instituições e que o TRE está próximo dos anseios da população e quer atuar como parceiro neste processo educativo eleitoral.
O presidente do TRE, Raimundo Cutrim, frisou que a meta do projeto é estimular o processo de cidadania entre os estudantes da rede estadual de ensino. Neste sentido, no próximo ano o projeto será implementado em todas as escolas da capital e do interior. "Vamos conscientizar os jovens de que o voto é a principal arma para sustentar o estado democrático de direito no país, de modo consciente e responsável", disse.
Durante a solenidade, uma integrante do grupo de teatro do projeto "Voto Jovem na Escola" apresentou a performance "Meu voto não tem preço", baseada no texto da estudante do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida (BCA), Elayne Leite da Silva, vencedora do prêmio Justiça Eleitoral de redação.
Para expandir as ações do projeto serão realizadas diversas atividades como a distribuição de material e cartilhas educativas para ajudar a multiplicar o número de jovens eleitores.

Veja o vídeo:   


Nenhum comentário:

Postar um comentário