A governadora Roseana Sarney assinou, ao final da tarde desta quinta-feira (29), no Palácio dos Leões, protocolo de intenções com a Suzano Energia Renovável para a implantação de uma unidade industrial de produção de pellets de madeira. O empreendimento será instalado no município de Chapadinha pela Suzano e está orçado em R$ 1 bilhão. Este é o segundo investimento do grupo no Maranhão.
Governadora Roseana Sarney assina protocolo de intenções com presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel, para implantação de empreendimento no Maranhão
O primeiro é a fábrica da Suzano de Papel e Celulose que está sendo instalada no município de Imperatriz. O presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel, explicou que o projeto compreenderá de três linhas de produção de pellets de madeira para energia, com capacidade aproximadamente de gerar um milhão de toneladas/ano cada linha. O início das atividades de produção está previsto para 2013. “O programa que deve gerar dois mil empregos diretos e pelo menos oito mil indiretos, ou seja, mais de dez mil empregos para a Região de Chapadinha”, completou o executivo do Grupo Suzano.
Os pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira moída. A maior vantagem da “peletização” é o de concentrar maior valor energético por tonelada. Portanto, é a forma mais eficiente de transportar biomassa por longas distâncias. O secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, que mantém reuniões com os executivos da empresa desde o ano passado, também participou da reunião. Ele considerou a chegada de mais um projeto de grande impacto econômico-social para o Maranhão como uma prova da credibilidade que o Governo do Maranhão conquistou junto ao empresariado brasileiro.“O empreendimento significa mais novos postos de trabalho para o Maranhão e em especial para a Região de Chapadinha. Trata-se de uma energia renovável. Os pellets de madeira são produtos importantes para a Europa, que tem metas para redução do carvão mineral. Uma conquista para o Governo pela abrangência e desse porte o primeiro a ser implantado no país”, disse Maurício Macedo.
A Suzano Energia Renovável tem como objetivo atender à demanda crescente do mercado mundial por fontes renováveis de energia. Nesse contexto, a partir da produção de biomassa para energia, a Suzano Energia Renovável contribui para o objetivo de uma matriz energética mundial mais limpa e menos dependente dos combustíveis fósseis (como carvão mineral, petróleo etc.).Os pellets armazenam o dobro de energia por tonelada quando comparados aos cavacos de madeira e podem ser utilizados em processos de queima conjunta com outro combustível – processo conhecido como cofiring. Por ser um tipo de biomassa é uma importante fonte de energia renovável. Pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira de eucalipto moída.
O empreendimento do Grupo Suzano em Imperatriz está orçado em R$ 4 bilhões. A unidade vai gerar em torno de 18,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, além de sete mil somente durante a fase de construção da fábrica. A inauguração deverá começar no início de 2013.
Fonte: Secom Texto: Marcelo Sirkis
Nenhum comentário:
Postar um comentário