Por que os jovens estão abandonando o Facebook?
Facebook admite queda no acesso diário ao seu site. Jovens passam menos
tempo na rede social mais famosa do mundo, e a razão é que a diversão foi para
outros lugares.
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Mark Zuckeberg - criador do facebook |
O Facebook admitiu recentemente uma queda no
acesso diário ao seu site, em especial entre usuários adolescentes. O anúncio
confirmou o que já havia sido sugerido por um estudo da organização americana
Pew Center: a rede social está perdendo popularidade entre os jovens e adolescentes. Agora
o Facebook me cansa. Só uso para ver vídeos”, disse Maria Luque, uma
adolescente de 14 anos.
Apesar da maioria dos jovens ainda manter o perfil
ativo, agora eles passam menos tempo na rede social mais famosa do mundo. E a
razão é que a diversão foi para outros lugares.
Os adolescentes agora estão concentrando suas
atividades em outras redes, como Twitter e Instagram, e em aplicativos de
mensagens via telefone celular, como o WhatsApp.
Twitter
Os dados mais recentes da consultoria Piper
Jaffray sugerem que o Twitter se transformou na rede social mais
importante para os adolescentes, tirando o Facebook do topo.
Os números coincidem com dados do Pew Center que
dizem que o uso do Twitter entre jovens cresceu 50% em um ano. “Há um ano, apenas
16% dos usuários jovens usava o Twitter. Agora, um quarto deste grupo usa (o
Twitter)”.
Segundo os números de 2012 do portal Pingdom, que
acompanha tendências na internet, a idade média do usuário do Facebook é de
40,5 anos, enquanto que a do usuário do Twitter é de 37,3 anos.
Em termos percentuais, o grupo mais importante do
Facebook são as pessoas entre 45 e 54 anos de idade (pouco mais de 30% em
comparação aos menos de 10% de pessoas entre 18 e 24 anos). O Twitter por sua
vez, tem uma distribuição maisuniforme: cada um destes grupos representa cerca de 20% do total.
Em um prazo de dois anos e meio, o usuário médio
da rede criada por Mark Zuckeberg “envelheceu” dois anos, enquanto que o da
rede concorrente ficou dois anos mais jovem.
WhatsApp
Mas, se o Twitter está destronando o Facebook como
mídia social preferida entre os jovens, vale lembrar que o aplicativo WhatsApp
tem mais usuários que a rede social dos 140 caracteres.
Segundo a revista Mobile Marketing, o WhatsApp tem
mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, enquanto que o Twitter tem 218
milhões.
E os usuários que mais usam o aplicativo têm menos
de 25 anos.
Para da razão da crescente popularidade do
WhatsApp está justamente na busca por mais independência; os jovens se sentem mais à vontade longe da
geração de seus pais.
“É normal que os adolescentes tentem se separar
dos adultos. Se eles sentem que estão sendo observados pelos adultos, é natural
que se afastem (do Facebook e do Twitter)”, disse à BBC Mundo a psicóloga
Esther Ana Krieger.
Muitos pais tem perfis no Facebook, o que
significa que a rede não é tão privada assim. Neste sentido, deixou de ser uma
plataforma que os adolescentes sentem como algo exclusivo e absolutamente
deles.
Os aplicativos de mensagem para celulares
oferecem, entre outras coisas, esta privacidade que muitos jovens sentem que
perderam ao ser observados por seus pais.
Além disso, ao contrário do Facebook, onde os
jovens estão abertos a centenas de “amigos” que muitas vezes são pessoas que
mal conhecem, estes aplicativos promovem conversas dinâmicas com diferentes
grupos de amigos próximos.
E a disponibilidade é outra vantagem. Nas palavras
da adolescente Maria, “é muito fácil usar os aplicativos para celular, pois
você leva o telefone sempre com você”.
Selfie (ação de
tirar fotos de si mesmo)
Outro fator que faz com que jovens prefiram usar
as redes sociais nos
celulares é o aumento dos selfies, as fotos que as pessoas tiram delas mesmas
com os celulares ou com uma webcam.
Quase a metade das fotos carregadas no Instagram
tiradas por pessoas entre 14 e 21 anos são selfies, segundo a empresa
especializada Mobile Youth.
E enviar estas imagens pelo celular é mais seguro
do que publicá-las no Facebook.
Outra grande razão de os jovens usarem cada vez
mais os aplicativos de mensagens é que eles também permitem o envio de imagens
e vídeos, e, aos poucos, estão se convertendo em redes sociais.
Os melhores exemplo podem ser encontrados na Ásia
com o Kakao Talk (da Coreia do Sul), WeChat (China) e o LINE (do Japão).
Todos estes têm dezenas de milhões de usuários
adolescentes e também oferecem jogos e a possibilidade de compartilhar música.
A tendência é que cada vez mais adolescentes
utilizem este tipo de aplicativo e, se admitimos que os jovens são os que
marcam as tendências em tecnologia, não passará muito tempo até que estes
aplicativos tenham mais usuários adultos também.
Fonte: BBC
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