quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um legado de Lula aos Mouras

“O tempo é o senhor da verdade”, e não precisamos estudar ou pesquisar o passado para concluirmos o que vamos afirmar mais a frente.
O momento atual do nosso país é o referencial para concluirmos que jamais um governo foi tão importante para a sua população, como o do presidente Lula. E aqui falo de cadeira cativa, pois faço parte da árvore genealógica de uma grande família, “Os Mouras da Silva”, habitantes pioneiros do povoado Mata Grande, município de Caxias – MA.  Dali nascemos para ao mundo. Esta nossa geração – a terceira, até os dias atuais lutou bastante para levar ao povo daquela localidade condições que proporcionassem o desenvolvimento do lugar. Estradas Vicinais e Energia, principalmente esta, sempre foram carências básicas daquele nosso povo.

A busca por dias melhores à comunidade Mata Grande foi causa diária dos Mouras.  E foi assim até os dias atuais.
Com a chegada do período chuvoso, provocando a lida diária no plantio e na capina das roças a saudade bateu, e em instantes já estava feita a programação para voltarmos à nossa comunidade natal.

Neste período, o Bacuri e o Pequi estão em abundância naquelas redondezas.  E uma “pratada de Pequi, misturado com arroz e Galinha Caipira”, foi o grande motivo para o nosso recente passeio à Mata Grande. Como sempre, o cardápio “Arroz com Pequi e galinha caipira” estava ótimo.

Foi no relaxamento após degustarmos esse gostoso “Arroz, com Pequi e galinha Caipira”, prato típico da nossa culinária, que passamos a comentar a trajetória dos Mouras ali naquele pedaço de chão. Em poucos instantes a ficha caiu, pois agora chegamos até ali via ótimas estradas vicinais. A nossa reflexão estava acontecendo em frente a um televisor de 40 polegadas. A geladeira cheia de verduras e legumes fresquinhos da hora, vindos já das roças. Nesse instante o ônibus passa na porta levando os alunos ao colégio, bem ali mais à frente. Sem falar que o telefone já vai ser instalado. Com estradas, Energia, Escola e comunicação a nossa Mata Grande passa a usufruir das necessidades básicas de um povo;  este que agora, realmente, se sentirá bem brasileiro.

Foi preciso acontecer o governo de um caboclo nordestino, que como tal, trabalhou para que cada cidadão, de agora em diante, passe a desenvolver a sua cidadania, na sua própria comunidade. E o melhor, para todas as comunidades deste país.
Agora sim, a nossa Mata Grande fará jus a seu nome.
Como falei, lá no início,  que “o tempo é o senhor da verdade”, cabe agora apenas sermos justos para com quem deve receber os parabéns: Lula, um caboclo presidente, do povo, para o povo.

Um comentário:

  1. È SE ESSE CABOCLO FEZ ALGO NESSES 8 (OITO) ANOS DE MANDATO, NÃO FOI MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO COMO PRESIDENTE. APESAR DE VÁRIOS PRESIDENTES TEREM PASSADO PELO PALÁCIO DO PLANALTO, ELE FOI O QUE SE HABILITOU PARA TIRAR DO PAPEL O PROCESSO LUZ PARA TODOS, QUE JÁ ESTAVA NO CONGRESSO ANOS APÓS ANOS.E PARA OS QUE MORA NO INTERIOR SÓ NÃO TEM "VERDURINHA FRESCA" E "GALINHA CAIPIRA COM PEQUI" QUEM É MUITO DO PREGUIÇOSO, QUERO VER OS QUE MORAM NA CIDADE, COM OS PREÇOS TUDO EM ALTO E A INFLAÇÃO CADA DIA SÓ AUMENTANDO, SEM FALAR NO PREÇO DA CARNE, E O DO FEIJÃO QUE JÁ CHEGOU A R$ 6,99 O QUILO. E A QUANTIDADE DE MULHER GRÁVIDA QUE TEM NO NORDESTE, DEPOIS DO PROGRAMA "SOCIAL" R$ 1.000,00 REAIS PARA CADA CRIANÇA NASCIDA POR FAMÍLIA, QUERO VER QUEM VAI DAR EDUCAÇÃO A ESSAS VÍTIMAS DO GOVERNO DE LULA. "O CABOCLO DAR O PEIXE MAS NÃO ENSINA A PESCAR". 25/01/2011 BRASÍLIA-DF

    ResponderExcluir