terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grajaú destaca-se na produção de frutas

Secretário Cláudio Azevedo e o ajunto Raimundo Coelho
conhecem plantio de uva em Grajaú
Poucos sabem, mas o estado do Maranhão está produzindo uva. O plantio está localizado no município de Grajaú, onde existe uma área de 8 hectares das variedades Patrícia e Isabel, com previsão de colheita de aproximadamente 280 toneladas de frutas até meados de 2012. Além da uva, a estimativa é de que, ao todo, existam 500 hectares de fruticultura no município de Grajaú.
  O plantio de uva faz parte de um projeto do Grupo Agroserra, que pretende, ao longo dos próximos 10 anos, expandir a área para 100 hectares de plantio de uva e mais 60 hectares de outras frutas, dentre elas maracujá, abacaxi e acerola.
 A produtividade da uva atingida na primeira colheita, realizada no ano passado, foi de 35 toneladas por hectare, comercializada em Grajaú e municípios circunvizinhos, a um valor médio de R$ 3,50 o quilo. Dos 8 hectares de uva, 2 deles serão destinados para plantio uva de mesa e os outros 6 para a produção de suco e vinho.
O município tem um plantio de aproximadamente 12 mil hectares de arroz, 5 mil hectares de soja e 4 mil de milho, 350 hectares de melancia e outras frutas irrigadas, além da piscicultura e produção de gesso.
Área de plantio de uva no município de Grajaú
Com a diversidade de culturas, a previsão é de que a região Central do Maranhão desponte no cenário do agronegócio maranhense, que é responsável por 22% do PIB estadual.
O chefe da Embrapa no Maranhão, Valdemício de Sousa, afirmou que o órgão continuará a parceria com o município de Grajaú. “É preciso organizar a cadeia produtiva e trabalhar com uma produção que vise também à industrialização dos produtos”, sugeriu ele.

Fonte: Sagrima


Nenhum comentário:

Postar um comentário