quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A GRATIDÃO É UMA VIRTUDE

Editor: 
Estamos chegando aos primeiros 365 dias de atividade do nosso blog e veja como começamos (SEM EDIÇÃO DO TEXTO ORIGINAL).

Em 13 de outubro de 2010

Santo Agostinho nos ensina que a Gratidão deve ser uma das principais virtudes de um homem. Ela traz consigo uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! Além disto, a gratidão é uma marca de grandeza interior, é  gesto do agradecimento que enobrece, pelo reconhecimento.

E Aqui não vou prender-me em relatar somente o significado de gratidão. Essa tão nobre virtude me impulsiona mostrar, agora, alguns atos de gratidão, e a falta dela.
Começo falando da falta de gratidão do Clube de Regatas Flamengo para com o seu ídolo maior, o jogador Zico. E não falo do clube em si, mais de grande maioria dos seus atuais “dirigentes”, que atuam pensando serem os donos do patrimônio da maior torcida do mundo. Refiro-me ao ato ingrato dos dirigentes do rubro-negro brasileiro, buscando denegrir e manchar o ser humano Artur Antunes Coimbra, o Zico; não sendo gratos a tudo que ele fizera, como jogador, ao Flamengo.

Um grande gesto de gratidão é, diariamente, agradecermos a DEUS pelos belíssimos paraísos da natureza encravados nesse nosso grande e belíssimo Brasil. Gratidão a DEUS por existir os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba, onde a natureza alimenta nossos corpos físico, emocional e espiritual. Gratidão ao nosso Maranhão, a Coelho Neto e ao direito de poder praticar a nossa cidadania.
Devemos cultivar, sempre, a gratidão pela nossa Família, responsável pela conquista e formação dos valores familiares aos nossos filhos, gratos pelo o amor de nossos amigos, pelos os confortos da vida moderna, etc.

Politicamente falando, devemos ser gratos pela existência do nosso país, da nossa democracia, do nosso povo, das nossas potências, do Projeto Ficha Limpa, etc. 

Como a Gratidão deve ser cultivada e desenvolvida para podermos reconhecer um benefício, um auxílio, um favor, uma atuação pessoal, etc, aqui  o meu ponto de vista para com a gratidão, ou a falta dela; que todos nós temos que considerar e refletir, sendo o resultado delas a base para futuros posicionamentos de reconhecimento para com os dias atuais da nossa querida Coelho Neto.
A palavra Gratidão, bastante usada nesse período eleitoral, veio mostrar, mais uma vez, que não devemos deixar de reconhecer quem realmente, foi, é, e continuará sendo, o grande Líder nas pelejas políticas aqui na capital mundial do Bambu. Primeiro foi responsável pela criação dos principais bairros da cidade. Canais de Televisão, Rádio, Creches, Grandes Ruas e Avenidas, Inúmeras escolas, e etc. Feitos importantes que o levou a ser o mais admirado e  respeitado líder por essas bandas. Assim, de lá pra cá, vem tendo atuação decisiva quando dos embates da escolha dos gestores para a  nossa Coelho Neto.  Como Gratidão é um ato de reconhecimento, a hora é de sermos gratos a esse  grande lider, que nunca fugiu dos abraços do povo. Foi cultivando e desenvolvendo o exercício da gratidão que o sol nasceu para todos. E agora, reconhecer essa importante parceria, será um grande ato de gratidão praticado por todos nós.

Em sendo a Gratidão “uma memória do coração”, percebemos que muitos estão ficando sem memória – esquecem o bem que lhes foi feito, tornando-se indígnos por conta do serviço, do favor, da cooperação, do amor recebido, etc. E para que a energia do grande líder não seja minorada, esquecida, afirmamos que a gratidão é horizontal, lado a lado. Nunca foi, não é, nem será alguma coisa de momento, mas de pura lealdade, respeito e compreensão. Compreender  assim é mais do que um grande ato de gratidão.

Continuando nossa reflexão, travestida de gratidão, acreditamos que o acidente na mina ao norte do Chile, quando 33 mineiros ficaram refugiados, aquilo acontecera para passar ao mundo uma mensagem, o da gratidão.  Reflita: O número, 33 (de mineiros), é igual ao da idade de Jesus (33 anos) quando subiu ao Pai Todo Poderoso. Ali, naquele deserto do Chile, embaixo do chão, com certeza acontecera uma grande reflexão por parte dos mineiros lá refugiados, que ao retornarem aos olhares do mundo (superfície), reconheceram, um a um, o grande feito do nosso Pai Todo Poderoso, exercitando e desenvolvendo (cada mineiro) o cultivo da Gratidão: Cada mineiro que aparecia na superfície, seu primeiro ato  era agradecer a DEUS pela graça recebida de poder voltar a seus familiares. Portanto, não esqueçamos: “Gratidão é, também, um repertório de respostas para vida”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário